TIPOGRAFIA: A FONTE CERTA PARA SEU MATERIAL GRÁFICO!
A tipografia é um dos itens mais importantes do design. Tão essencial quanto a escolha das cores, das imagens e também de todos os elementos que compõem um projeto gráfico. Saiba tudo sobre TIPOGRAFIA: A FONTE CERTA PARA SEU MATERIAL GRÁFICO!
Sendo assim, cada tipo de tipografia tem uma característica especial e, claro, diferente! Se você pretende criar uma arte deve se lembrar que a escolha da tipografia não pode ser aleatória. Afinal, pode ser leve, agressiva, decorada… enfim tudo vai depender do que você deseja transmitir em sua arte.
O que é tipografia?
Nada mais é do que uma representação/desenho de uma família de letras. Existem uma infinidade de fontes, sendo que as mais conhecidas são: Arial, Verdana, Times New Roman, Comic Sans, você certamente conhece cada uma delas, não é mesmo?
Porém, para facilitar sua vida e te ajudar a escolher de forma mais prática, vamos te apresentar neste post 4 categorias básicas! Vamos lá:
TIPOGRAFIA: A FONTE CERTA PARA SEU MATERIAL GRÁFICO: Categorias das tipografias
Fontes com serifa
Serifa são as linhas que se estendem na letra, como se tivessem sido puxadas. A Times New Roman é um exemplo de fonte serifada, enquanto a Arial é uma fonte sem serifa. Fonte com serifa geralmente são usadas em artes gráficas dos seguintes segmentos:
- Sofisticado
- Clássico
- Sério
- Formal
Fonte sem serifa
Essas fontes não têm linhas extras nas letras e, por isso, são consideradas mais dinâmicas e joviais! Geralmente remetem às seguintes associações:
- Jovialidade
- Modernidade
- Objetividade
- Informalidade
Cursivas
Este caso abrange fontes manuscritas ou caligráficas, passando por vários estilos diferentes: de elegante, pessoal e exclusivo até o descontraído e divertido.
Decorativas
Seu objetivo é chamar a atenção? Então, essa fonte é sua melhor opção! Porém fique atento, pois, ela não é recomendada para usar em textos longos, além disso, podem ser o ponto mais atrativo em uma arte, como também pode atrapalhar seu projeto e fazer com que ele fique cansativo e muito exagerado.
Como escolher a fonte ideal para o meu projeto?
Sua primeira preocupação ao escolher fontes para um projeto deve ser a combinação com a mensagem ou propósito do seu design.
Lembre-se para livros, revistas e afins, você precisa escolher fontes que facilitem a leitura. Já quando o assunto é um cartaz de desconto pode abusar!
Além da fonte, dê uma atenção especial ao tamanho da letra. Ela não pode ser muito pequena e nem muito grande. E, sempre procure harmonizar a fonte com as imagens e as cores que você escolher para a sua arte. Os elementos devem “casar” dentro da arte, pois só assim você terá sucesso!
Para que sua arte possa se destacar da concorrência você deve fazer a impressão em uma gráfica de qualidade e que ofereça os melhores serviços para sua empresa.
E aí gostou do nosso conteúdo sobre TIPOGRAFIA: A FONTE CERTA PARA SEU MATERIAL GRÁFICO?
Nós da Gráfica Marreco estamos sempre dispostos para oferecer o melhor atendimento e impressão da sua arte, seja ela qual for.
Disponibilizamos todo o direcionamento e trabalho de qualidade. Entre em contato conosco e invista na propaganda do seu negócio.
Aproveite para conhecer nosso blog, sempre trazemos conteúdos com o objetivo de esclarecer suas dúvidas a respeito dos diversos tipos de projetos gráficos além de dicas imperdíveis de marketing!
Leia mais: 6 DICAS PARA CRIAR UM CARTAZ ATRATIVO!