Seu produto gera valor para o seu cliente?
Entenda a diferença entre custo e valor
O termo “gourmetização” se tornou muito pejorativo na internet por causa de alguns exemplos entendidos como absurdos. Ainda assim, trata-se da evolução natural do mercado e do consumo, pois o entendimento e atendimento aos anseios do cliente é objeto constante de estudo.
O mercado está dividido em muitas faixas de consumidores, e para cada uma delas existe uma técnica específica de atração e fidelização. Eles podem desejar o mesmo produto, mas o que buscam na experiência toda de compra muda bastante entre eles. Os produtos que sua empresa vende custam dinheiro aos seus clientes ou agregam valor à sua experiência de consumo? Continue conosco e saiba como levar sua empresa a um novo nível.
A jornada de consumo
Todos trabalhamos duro para evoluir financeiramente. Em algum momento de nossas vidas vamos priorizar o preço mais baixo, mas é inegável que o que mais ansiamos realmente é a qualidade. Para o lojista essa evolução ainda ocorre, ou sua empresa viverá sempre de lucros insignificantes?
Se preço é a única coisa que atrai seus clientes, será sempre assim até que você invista na atração de consumidores que prezam pela qualidade. Para atraí-los é preciso antes de mais nada entender como a jornada de consumo é alterada quando o foco está na qualidade:
- Pesquisa do produto — Nessa primeira fase, o preço é apenas um dos critérios. Esse cliente busca referências que atestem uma qualidade superior naquele produto. A visibilidade nessa fase é muito importante, por isso investir em marketing é essencial, mesmo que seu orçamento seja limitado. Aqui temos diversos artigos com ideias de como aumentar o valor de sua marca e sua visibilidade;
- Pesquisa da loja — Quanto maior a evidência de sua marca, maiores as chances de que o cliente a escolha. A popularidade aqui tem muito peso, então ter sua marca visível em diferentes pontos da cidade faz toda a diferença;
- Contato — Não importa o meio pelo qual seu cliente o fará, ele entrará em contato com sua loja antes da compra. Certifique-se de que o atendimento que ele receberá será impecável, pois esse é o principal alicerce da experiência de compra que ele busca;
- Apresentação do produto — Jamais subestime essa etapa, pois ela é crucial para a conversão da visita em venda. A beleza é atraente em todos os sentidos, por isso a embalagem correta transforma seu produto, agregando valor e encantando seu consumidor;
- Pós venda — É preciso se certificar que seu cliente entenda que pode contar com a sua loja caso ele tenha algum problema. O atendimento pós venda deve ser tão impecável quanto o primeiro contato. Mais do que fidelizar o cliente, você o torna um divulgador de sua marca, pois ele sempre promoverá sua loja entre seus conhecidos quando for questionado.
Para saber mais, leia nossos outros artigos, mas se quer apresentar seu produto à altura de seu novo público, acesse nosso site e solicite um orçamento.