Principais formatos de arquivo para impressão
Na hora de imprimir um material na gráfica, o que não faltam são opções de formatos de arquivos. E é justamente nessa etapa que muitas pessoas ficam em dúvida: qual é o melhor formato para meu projeto?
Esse impasse é muito comum, então para te ajudar a escolher aquele que mais se adequa a sua proposta, vamos te apresentar os principais formatos e suas devidas aplicações:
JPG ou JPEG
Usado para impressos, web e mídias digitais, ele é capaz de ser lido por diversos softwares e sistemas operacionais variados, por ser um formato de arquivo raster ou bitmap. O JPG/JPEG possui vários níveis de compactação de informação diferentes tanto para a web quanto para a impressão.
Enquanto o BMP salva a imagem pixel por pixel, o JPG é capaz de gerar blocos de pixels e, portanto, menos informação para armazenar. Esse formato é muito usado para fotografia e imagens estáticas na internet.
Mas o JPG não possui só vantagens. Na verdade, a perda significativa de qualidade, sempre que se comprime o arquivo é um dos pontos negativos. Cada vez que você salva uma versão de sua foto em JPG, novos blocos de pixels são gerados e há perda de qualidade.
TIF (Tagged Image File Format)
Utilizado em materiais para impressão comercial e uso profissional, ele é ideal para imagens de alta qualidade, sendo facilmente suportado por todas as plataformas de sistemas operacionais e softwares gráficos.
Possui diversos tipos de codificação e compactação sem ocorrer perda de qualidade, sendo que as mais usadas são a LZW e a ZIP, além do JPG que atualmente permite compactação.
A principal vantagem é que ele suporta fundos transparentes e canais alpha e praticamente todos os modos de cores, CMYK, RGB, Lab, Indexed color, Tons de Cinza (Grayscale) e Bitmap (Preto e Branco).
Além disso, ele consegue manter todas as camadas quando salvo pelo photoshop.
PDF (Portable Document Format)
Indicado para distribuição de documentos e impressão comercial, ele é um formato de arquivo livre e de código aberto, sendo capaz de preservar e incorporar todo tipo de informação, como fontes, layouts, vetores e bitmaps de qualquer tipo de origem.
É um dos formatos mais populares, pois pode ser usado em várias aplicações, como distribuição de um documento, finalização de arquivo para uso comercial, digital e impressão.
EPS (Encapsulated Postscript)
Ideal para impressos, pois incorpora informações de vetores e imagens (bitmaps). Nos últimos anos, caiu um pouco em desuso devido ao PDF, embora seja um formato de arquivo ótimo para intercâmbio entre programas de edição de diferentes plataformas e desenvolvedores.
Ele é considerado um formato de arquivo vetorial genérico, pois todos os programas vetoriais conseguem interpretá-lo.
Agora, ficou muito mais fácil decidir qual o formato ideal para o seu projeto. Aproveite e acesse o site da Gráfica Marreco e conheça os nossos serviços.