Como organizar o estoque da loja? Truques e soluções para você
Uma boa ideia e uma dose de força de vontade são fundamentais para começar a ser um bom empreendedor. Mas, infelizmente, isso não vai garantir o sucesso da sua empresa.
Todo negócio exige muita organização e disciplina. Você precisa de planejamento e foco para alcançar bons resultados em qualquer fase da sua empresa. Nesse sentido, entra em cena uma das maiores dificuldades de todo empreendedor ou lojista: ORGANIZAR O ESTOQUE.
Afinal de contas, gerenciar bem esse setor significa garantir vendas e não ter gastos desnecessários. Porém, não se pode fazer esse gerenciamento sem considerar questões como sazonalidade, demanda, custos, valor agregado, entre outros. Hoje, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a organizar seu estoque. Continue conosco e confira!
1-Equilíbrio é fundamental para organizar seu estoque
Quando se trata de gerenciamento de estoque, equilíbrio é fundamental. Ter poucas unidades de um produto que vende bem prejudica suas vendas, se o cliente precisar dele a pronta-entrega. Em compensação, ter um lote grande parado ocupa espaço, além do dinheiro investido congelado que não está voltando para o seu bolso.
Para não pecar no equilíbrio é importante conhecer bem o seu negócio, seu público e as demandas sazonais de cada tipo de produto oferecido. Portanto, é necessário interligar o estoque com a parte de vendas e marketing do seu negócio, a fim de entender os produtos que possuem mais e menos demanda e quando essas mercadorias costumam vender maiores quantidades.
2-Realize promoções ou descarte itens antigos
A remoção de estoque antigo ou obsoleto também é uma maneira eficaz de maximizar seu espaço. É claro que é tentador manter o estoque antigo indefinidamente – você já pagou por ele -, mas isso prejudica a organização do espaço e ainda deixa o dinheiro ali parado.
Um estoque parado nunca é um bom sinal e isso pode prejudicar a renda da empresa, mas caso aconteça, esteja preparado para virar o jogo. Para realizar essa tarefa é essencial que você tenha controle do seu estoque e da sua margem de venda, assim você poderá estabelecer saldos e promoções sem que tenha ainda mais prejuízo, visando um retorno positivo.
É sempre importante ressaltar a conexão da equipe de vendas, marketing e do estoque para garantir sucesso em ações promocionais como essas.
3-Tenha um modelo de reposição
Lembre-se: a reposição é muito importante para organizar o seu estoque. Sendo assim, você pode investir em dois modelos: Reposição contínua e reposição periódica.
Na Reposição contínua você compra produtos com mais frequência, mas mantém estocada uma quantidade de mercadorias menor. Assim, os custos de armazenagem são reduzidos e evitam-se perdas. Já na reposição periódica você faz a reposição de acordo com uma determinada data.
Para ajudar na escolha do modelo ideal e também em todo processo de reposição, é imprescindível ter um bom controle de demanda e previsão de vendas, sabendo quando fazer determinados pedidos, além de definir quantidade e modelos.
4-Use a tecnologia a seu favor
A caneta, o papel e o caderno foram substituídos por programas altamente eficientes, que facilitam e otimizam as atividades diárias de toda equipe, e não utilizá-los é perder tempo, e consequentemente dinheiro!
Com esses softwares, você pode ter uma visão muito mais ampla da sua empresa e, dessa forma, conseguir gerir com mais qualidade, eficiência e segurança. Escolha o sistema que melhor atender às suas necessidades.
É muito importante que se faça a setorização do estoque, ou seja, segmente embalagens, produtos e outras mercadorias, seja por tamanho, cor, taxa de saída e outras características que você julgar necessárias. Esse processo pode ser muito mais fácil com o uso da tecnologia, além de agilizar na realização de inventários na hora de conferir o estoque.
5-Fique de olho na curva ABC
A Curva ABC é um método de classificação e agrupamento de itens, com base em sua importância, para a geração de receita e lucratividade de uma empresa. Este método surgiu em 1897, na Itália.
Ao concluir seus estudos na área de economia em seu país, Vilfredo Pareto (inventor do método) descobriu que a riqueza na Itália não se distribuía de forma uniforme. Ao aprofundar sua investigação, Pareto estabeleceu a relação que melhor demonstra esse fato: a regra 80/20.
Segundo ele, 80% da riqueza estava nas mãos de um grupo que representava 20% da população; e os 20% restantes (das terras) eram distribuídas pelos 80% da população. Essa famosa relação 80/20 ficou conhecida como Princípio de Pareto. Testada em diversos estudos e em diferentes áreas, o princípio se mostrou verdadeiro na maioria dos casos.
Quando se trata do estoque, a curva ABC ajuda a classificar os itens de acordo com a sua importância para os negócios:
- Classe A: de maior relevância, correspondem a 20% do total dos seus itens, que equivalem a 80% do seu faturamento.
- Classe B: com grande importância, correspondem a 30% do total dos seus itens e 15% do faturamento.
- Classe C: são os outros 50% dos itens, mas que correspondem somente a 5% do seu faturamento.
Organização é a chave para bons negócios
Se planejar e ter controle sobre cada processo é primordial para tomar as rédeas de um bom empreendimento. Na hora de cuidar do estoque, a organização também se faz fundamental.
Para garantir que os esforços do planejamento sobressaiam com assertividade é muito importante contar com fornecedores confiáveis, com bom atendimento e segurança nos prazos.
Com a organização certa para sua empresa, você pode evitar desperdício de material, tempo e dinheiro!
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