Truques para organizar o estoque da sua loja!
Uma boa ideia e uma dose de força de vontade são fundamentais para começar a ser um bom empreendedor. Mas, infelizmente, isso não vai garantir o sucesso da sua empresa.
Você precisa de planejamento e organização para alcançar bons resultados. Nesse sentido entra em cena uma das maiores dificuldade de todo empreendedor ou lojista: ORGANIZAR O ESTOQUE
Afinal de contas, gerenciar bem esse setor significa garantir vendas e não ter gastos desnecessários. Porém, não se pode fazer esse gerenciamento sem considerar questões como sazonalidade, demanda, custos, valor agregado, entre outros. Para te ajudar preparamos dicas especiais, confira:
1-Equilíbrio é fundamental para organizar seu estoque
Quando se trata de gerenciamento de estoque, equilíbrio é fundamental. Ter pouco de um produto que vende bem prejudica suas vendas, se o cliente quiser pronta-entrega. Em compensação, ter um lote grande parado ocupa espaço; e o pior é o dinheiro investido congelado que não está voltando para o seu bolso.
2-Realize promoções ou descarte itens antigos
A remoção de estoque antigo ou obsoleto também é uma maneira eficaz de maximizar seu espaço. É claro que é tentador manter o estoque antigo indefinidamente – você já pagou por ele -, mas isso prejudica a organização do espaço e ainda deixa o dinheiro ali parado.
3-Tenha um modelo de reposição
Lembre-se a reposição é muito importante para organizar o seu estoque. Sendo assim, você pode investir em dois modelos: Reposição contínua e reposição periódica.
Na Reposição contínua você compra produtos com mais frequência, mas mantém estocada uma quantidade de mercadorias menor. Assim, os custos de armazenagem são reduzidos e evitam-se perdas, a compra de produtos errados. Já na reposição periódica você faz a reposição de acordo com uma determinada data.
4-Use a tecnologia a seu favor
A caneta, o papel e o caderno foram substituídos por programas altamente eficientes, que facilitam e otimizam as atividades diárias de toda equipe. Isso mesmo!
Com esses softwares, você pode ter uma visão muito mais ampla da sua empresa e, dessa forma, conseguir gerir com mais qualidade, eficiência e segurança. Escolha o sistema que melhor atender as suas necessidades e surpreenda-se.
5-Fique de olho na curva ABC
A Curva ABC é um método de classificação e agrupamento de itens, com base em sua importância, para a geração de receita e lucratividade de uma empresa. Este método surgiu em 1897, na Itália.
Ao concluir seus estudos na área de economia em seu país, Vilfredo Pareto (inventor do método) descobriu que a riqueza na Itália não se distribuía de forma uniforme. Ao aprofundar sua investigação, Pareto estabeleceu a relação que melhor demonstra esse fato: a regra 80/20.
Segundo ele, 80% da riqueza estava nas mãos de um grupo que representava 20% da população; e os 20% restantes (das terras) eram distribuídas pelos 80% da população. Essa famosa relação 80/20 ficou conhecida como Princípio de Pareto. Testada em diversos estudos e em diferentes áreas, o princípio se mostrou verdadeiro na maioria dos casos.
Quando se trata do estoque, a curva ABC ajuda a classificar os itens de acordo com a sua importância para os negócios.
- Classe A: de maior relevância, correspondendo a 20% do total que equivale a 80% do valor de importância para sua organização.
- Classe B: com maior importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total e 15% de importância para a empresa.
- Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total e 5% de importância para os negócios.
Gostou das dicas? Não se esqueça que para que sua empresa se torne mais conhecida, você precisa investir em projetos gráficos. Para isso, você precisa acessar o site da Gráfica Marreco e conhecer os nossos serviços.
Leia mais: 6 DICAS PARA CRIAR UM CARTAZ ATRATIVO!