5 dicas para faturar no Natal
Ainda faltam quatro meses para o Natal, e apesar de ter ainda algum tempo, não vai demorar para começar a aparecer os enfeites e as luzes pelas cidades. Aliás, além de aguardar as comemorações, todos nós sabemos que essa é uma época que exige muita preparação por parte do comércio.
Afinal de contas, o Natal é a data mais lucrativa do ano!
Segundo uma pesquisa da SPC em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), só com compras de presente, o Natal deve arrecadar R$ 50 bilhões.
Portanto, um bom empreendedor sabe que o comércio deve estar preparado para receber os consumidores. Ter um estoque organizado e um gerenciamento efetivo são essenciais para alavancar as vendas.
Para te ajudar a se preparar para o Natal, separamos dicas importantíssimas para você:
Pesquise o resultado das vendas do ano anterior
Saber os produtos mais vendidos e os que ficaram “parados” no estoque nos anos anteriores é de grande importância para o comércio.
Por isso, imprima um relatório com o resultado das vendas de outros anos. Além disso, analise os pontos positivos e negativos da sua estratégia de vendas no período, para que você possa tomar decisões mais assertivas.
Organize o seu estoque
Organizar o seu estoque é o passo mais importante para datas comemorativas. Com base no desempenho das vendas anteriores defina quais são os produtos mais atrativos para essa data.
Além disso, é muito importante saber a quantidade de produtos disponíveis no estoque, para não fazer pedido de uma mercadoria que está sobrando. Acredite, isso é muito comum.
Faça ações promocionais
No Natal, a maioria das pessoas costuma comprar presentes para a família toda, por isso, o que elas procuram é uma boa PROMOÇÃO!
Segundo Diego Maia, especialista em vendas e gestão de empresas, promoções no estilo “comprar e ganhar” são sempre uma ótima opção. Ele ainda acrescenta: “Vai vender mais quem tiver uma equipe bem preparada”, ou seja, os funcionários deverão se preparar para atender todas as necessidades dos clientes.
Negocie com os fornecedores
Para não sofrer com os lucros é importante negociar condições especiais com seus fornecedores.
Ou seja, é preciso negociar bem. Outro ponto, é analisar as vantagens de pagar à vista ou parcelado.
Seja criativo
Estoque organizado, funcionários preparados, promoções atrativas, o que ainda falta?
A resposta é simples: CRIATIVIDADE!
Ser criativo nesta data é muito importante. Para isso, crie uma decoração que chame a atenção, pois isso atrai até mesmo quem não estava com intenção de comprar naquele momento.
Além da decoração, pense na forma como os presentes serão entregues. Uma embalagem criativa é sempre um diferencial. Se pensa que é difícil, está muito enganado!
O site da Gráfica Marreco, por exemplo, oferece a possibilidade de personalizar sacolas pela internet de uma maneira fácil e prática. É incrível!
E a dica mais importante: NÃO DEIXE TUDO PARA A ÚLTIMA HORA!
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