Saiba como usar o relevo seco no seu projeto gráfico
Já faz muito tempo que as impressões deixaram de ser básicas e sem graça. Nas últimas décadas, o mercado gráfico aprimorou suas técnicas para garantir impressões de altíssima qualidade.
Soluções inovadoras para atender um mercado exigente, que deixou para trás as anotações no “papel de pão”. Nesse processo de impressão, o acabamento é uma fase que merece muita atenção, pois ele será responsável, como o nome já diz, por finalizar seu material, dando aquele toque especial e diferenciado.
Entre os mais diversos tipos de acabamentos, o relevo seco é um dos métodos mais nobres e elegantes do mercado.
O que é o relevo seco?
Ele consiste em uma impressão tridimensional utilizado para confecção de diferentes tipos de materiais gráficos, como convites, folders e cartões de visita. Esse tipo de impressão é realizado com molde de metal, conhecido também como clichê, onde ocorre uma pressão contra o papel para que esse fique marcado.
Existem dois tipos de impressão, sendo baixo e alto relevo. A opção em baixo relevo é feita com uma matriz e o alto relevo é feita com uma contra matriz. Para garantir o efeito desejado, o relevo seco precisa ser aplicado em um papel de maior gramatura.
Qual são as aplicações do relevo seco?
Essa técnica é utilizada em cartões, convites, capas de livros, cartazes, catálogos, menus de restaurantes, envelopes, cadernos, entre outros.
O relevo seco também é muito usado na impressão de monogramas, garantindo aquele ar de elegância ao material. Ele também é muito comum na indústria, na confecção de embalagens, como caixas de cereais e de sabão.
Então, se você quer transmitir elegância e sofisticação ao seu material gráfico, o acabamento em relevo seco é a melhor opção. Aproveite e conheça a Gráfica Marreco, uma empresa especializada em embalagens e impressos em geral.
2 Comentários
Exatamente o que eu procurava!! Muito obrigada!
Que bom que gostou. Continue acompanhando o nosso blog, aqui você encontra conteúdos relevantes e novidades do segmento.Abraço!