Cores para fazer sua logomarca
Além do nome da sua marca, você sabia que é preciso muito cuidado na hora de escolher as cores da sua logomarca?
De nada adianta ter um nome legal, se o seu logo não “conversar” com seu público. Uma logomarca precisa passar o significado da sua empresa ou negócio. E não é só isso, não basta apenas escolher cores ideais, é preciso analisar combinações, para decidir quais atendem as exigências do mercado.
São muitos critérios na hora de escolher as cores. Por isso, o objetivo desse post e te ajudar a fazer a escolha certa! A primeira coisa é ter em mente que as cores despertam reações psicológicas e fisiológicas nas pessoas.
Por isso, você precisa saber que tipo de comunicação quer passar para o seu público. Antes de apresentar as cores e como utilizá-las, fique atento a essa dica: fuja da moda!
Agora, conheça algumas reações e aplicações às principais cores:
AZUL
Honestidade, lealdade, fé, responsabilidade, tranquilidade e conservadorismo. Simboliza também sentimento triste, repouso, frescor, espaço, elegância, céu, paz e meditação. Considerada uma cor fria – voltada para as ciências exatas.
VERMELHO
Simboliza ação, paixão, perigo, fogo, sangue, conquista. Considerada uma cor de aproximação e encontro. É indicado para marcas e produtos que indicam calor, energia e vitalidade, como ginástica, remédios estimulantes, chocolate, queijos, restaurantes e fast food.
VERDE
Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É também a cor associada à natureza, meio ambiente, energia, que facilita a concentração. O verde é ideal para apresentar qualquer marca ou produto associado à natureza, como produtos naturais e fitoterápicos.
LARANJA
Simboliza encorajamento, estimulação, atração, gentileza, tolerância e prosperidade. É associada à força, luminosidade, euforia, energia, tentação, prazer e senso de humor. É uma cor muito usada por empresas que vendem serviços, como acesso à internet, treinamentos, transportes e até canais
AMARELO
Estimulante para a mente e está relacionada com a lógica. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Não é recomendado o seu uso em superfícies muito extensas, pois sendo uma cor que se propaga muito, aumenta ainda mais a dimensão.
CINZA
Conservador, neutro e reservado. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. Ele funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.
BRANCO
Seguro e conservador. É geralmente usado apenas em logotipos, pois utilizar o texto branco sobre fundo preto para escrever longos textos fica cansativo e dificulta a leitura.
PRETO
Poderoso e sério. Indica sofisticação, elegância, mistério e intimidação por outro.
Conheça a Gráfica Marreco, empresa especializada em embalagens e impressos em geral.
Leia também:
Tipos de papel e como escolher